segunda-feira, 26 de julho de 2010

Poupar para investir ou investir para guardar dinheiro?

Outro dia um colega veio conversar comigo para falar que não pode mudar de emprego pois precisa pagar as prestações de um apartamento.

"Estou preso ao meu emprego..."

Para algumas pessoas essa parece ser a única opção para guardar dinheiro, contratar uma dívida.

O que me preocupou foi ele achar que está preso ao emprego. Assim, não pode arriscar um outro emprego pois assumiu uma dívida, as prestações do apartamento. Ele se contenta em ganhar pouco, mas com segurança.

Vejo dois problemas nessa estratégia. Primeiro, as prestações tem juros embutidos. Ou seja, além de trabalhar para pagar o apartamento meu colega está trabalhando para pagar juros. Segundo, enquanto achar que está preso ao emprego nunca enxergará uma oportunidade para ganhar mais.

O que podemos fazer?
1- ao invés de sentir pressão para pagar prestações mensais, use a mesma pressão e faça o seu dinheiro render;
2- não pague juros, use os juros de suas próprias aplicações;
3- aplique parte de seu salário todo os meses como se fosse prestações, some os juros e veja seu dinheiro crescer.

Para ter certeza do que é melhor para você, use o simulador (clique aqui).
Ajuste a taxa de juros e veja onde chegará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário