sexta-feira, 2 de julho de 2010

Negociando com sucesso

Negociação é uma arte que tem muita teoria e requer também muita prática.

Para ter sucesso precisamos estar preparados para negociar sempre. A melhor negociação é sempre quando os dois lados ganham.

O lado vendedor, quer vender no preço mais alto possível. Talvez esse vendedor consiga fazer uma venda, mas depois, no curto prazo, os clientes irão embora em busca de vendedores com maior credibilidade.
Outro exemplo. Pode-se ganhar uma discussão no grito agora, mas vai perder um parceiro ou pior, perder um amigo.

O lado comprador, quer comprar no preço mais baixo possível. Talvez encontre o produto com preço baixo, mas bem rápido, no curto prazo, descobre que os produtos tem um preço definido pelo mercado e que baixo preço pode trazer baixa qualidade ou atendimento ruim ao consumidor. Não existe "free lunch".
Outro exemplo. Ajudar sua rede contatos, oferecendo suas habilidades e sugestões, pode não trazer retorno financeiro imediato, mas certamente mostrará quem você é e com isso conquistará mais parceiros.

Então, para ser um negociador de sucesso é preciso ser flexível e pensar no longo prazo. Mais importante ainda é vender seu produto, associando qualidade, com retorno constante e cada vez maior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário